quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Americano já começa preparação

Clube espera por mudanças no regulamento para a temporada de 2017

O Americano já tem data de estreia e adversários definidos para a Série B do Campeonato Carioca de 2016. A divulgação foi feita no arbitral da competição realizado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Além da definição das partidas e dos grupos, outros assuntos foram debatidos na ocasião como a necessidade da certidão negativa para os clubes participantes.

Diferentemente da última temporada, quando enfrentou o Duque de Caxias, em Campos, a estreia do alvinegro acontecerá fora de casa. No dia 5 de março, data da primeira rodada da Série B, o Americano irá enfrentar o Gonçalense.

Assim como nos últimos anos, o regulamento não sofrerá alterações significativas. Dessa forma, os clubes irão se enfrentar no primeiro turno em um sistema de cruzamento dos adversários do Grupo A com o B, enquanto no returno, vão enfrentar apenas equipes da mesma chave.

No Grupo A, o Americano tem a companhia do Artsul, Audax, Barra da Tijuca, Ceres, Goytacaz, Itaboraí, Queimados, São Cristóvão e São Gonçalo.

No Grupo B, encontram-se Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Gonçalense, Nova Iguaçu, Olaria e Sampaio Corrêa. 

Os dois melhores de cada grupo vão se classificar para as semifinais das Taças Santos Dumont (primeiro turno) e Corcovado (segundo turno). O campeão automaticamente estará classificado para o Triangular Final, que terá as três melhores equipes do torneio. Apenas duas sobem, enquanto três serão rebaixadas.

Sobre o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Pro Fut), que terá ação a partir desta próxima temporada, o presidente Luciano Viana mostrou-se preocupado com a necessidade de uma modificação no planejamento do campeonato por conta da maioria dos clubes está em débito.

"Durante minha participação eu sugeri mudanças no regulamento do campeonato, mas infelizmente as mudanças técnicas só podem acontecer em 2017. No entanto, o que mais me preocupa é que apenas seis clubes possuem as certidões negativas e corremos o risco de fazer um planejamento e ter que refazer tudo porque os clubes pediram uma prorrogação. Esperamos que o campeonato comece realmente em março e assim nosso planejamento inicial seja cumprido", declarou Luciano que lembrou ainda que o Ministro dos Esportes, George Hilton, afirmou que não haverá, em hipótese alguma, uma prorrogação do Pro Fut.

Entre os 19 clubes inscritos no arbitral, apenas seis possuem certidão negativa: Americano, Itaboraí, Sampaio Corrêa, Audax, Nova Iguaçu e Gonçalense. 

A data do início das atividades de pré-temporada deverá ser divulgada nos próximos dias pela diretoria alvinegra, assim como o local onde o clube irá mandar os seus jogos.


Foto: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário